sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Perguntas aula 17 de outubro (E-ESCOLA)

2.Que pensas desta iniciativa (e-escola) do governo?

Acho que é uma iniciativa muito interessante, porque agora os alunos poderão ter um computador por um preço mais reduzido e assim poderão faser trabalhos.

3.Quantos países no mundo têm iniciativas do género?

São 25 países.
http://www.imagina.pt/index.php?page=shop.product_details&product_id=30&flypage=distico_flypage.tpl&pop=0&option=com_virtuemart&Itemid=90&lang=pt
4.Quais os parceiros privados do governo nesta iniciativa?

Os parceiros são a PT, Vodafone, Sonaecom, Intel, Cisco e Ericson.

5.No que diz respeito ao computador “Magalhães”, já existiu algum projecto no mundo do género. Qual? Quais as diferenças entre os dois projectos?

Sim. O XO (The Children's Machine), anteriormente conhecido pelos codinomes Laptop de 100 dólares e 2B1, ou ainda Laptop das crianças. As diferenças são: este computador tem como alvo os países em desenvolvimento e o Magalhães e para Portugal, mas pode vir a ser vendido a outros países.

6.Existe algum país interessado no computador Magalhães? Se sim Qual?

Sim. Os países são Bélgica, Luxemburgo, Brasil, Venezuela e Argentina.

domingo, 12 de outubro de 2008


#Trabalho feito#

sábado, 11 de outubro de 2008

3ªpergunta

Diferença entre tecnologias da informação e tecnologias da informação e comunicação.

A Tecnologia da Informação (TI) pode ser definida como um conjunto de todas as actividades e soluções providas por recursos de computação e as Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC correspondem todas as tecnologias que interferem e mediam os processos informacionais e comunicativos dos seres.

7ªpergunta

Divide a história do computador em 10 a 15 momentos importantes com uma pequena descrição de cada momento e com uma fotografia a acompanhar.
1.Primeiras Máquinas de Calcular
Foi criado, há aproximadamente 4.000 a.C., um aparelho muito simples formado por uma placa de argila onde se escreviam algarismos que auxiliavam nos cálculos. Esse aparelho era chamado de ÁBACO - palavra de origem Fenícia.
Um francês de nome Blaise Pascal, inventou a primeira máquina de somar: PASCALINA, a qual executava operações aritméticas quando se giravam os discos interligados, sendo assim a precursora das calculadoras mecânicas.












2.Computadores da primeira Geração

Em 1943, um projeto britânico, sob a liderança do matemático Alan Turing, colocou em operação uma série de máquinas mais ambiciosas, o COLOSSUS, pois ao invés de relés eletromecânicos, cada nova máquina usava 2.000 válvulas eletrónicas (por coincidência, mais ou menos o mesmo número de válvulas que Zuze propusera para a nova máquina que não lhe permitiram desenvolver...). O Colossus trabalhava com símbolos perfurados numa argola de fita de papel, que era inserida na máquina de leitura fotoelétrica, comparando a mensagem cirfrada com os códigos conhecidos até encontrar uma coincidência. Ele processava 25.000 caracteres por segundo.Já em 1946, surgiu o ENIAC - Eletronic Numerical Interpreter and Calculator, ou seja, "Computador e Integrador Numérico Eletrônico", projetado para fins militares, pelo Departamento de Material de Guerra do Exército dos EUA, na Universidade de Pensilvânia. Era o primeiro computador digital eletrônico de grande escala e foi projetado por John W. Mauchly e J. Presper Eckert (que era um gênio em engenharia, pois quando tinha apenas 8 anos contruiu um rádio a cristal e colocou-o num lápis).












3.Computadores da Segunda Geração
Já em 1952, a Bell Laboratories inventou o Transistor que passou a ser um componente básico na construção de computadores e apresentava as seguintes vantagens:aquecimento mínimo, pequeno consumo de energia, mais confiável e veloz do que as válvulas. No mesmo ano, John Mauchly e Presper Eckert abriram sua própria firma na Filadéfia e criaram o UNIVAC - Universal Automatic Computer, ou seja, "Computador Automático Universal", o qual era destinado ao uso comercial.






4.Computadores de Terceira Geração

De 1958 a 1959, Robert Noyce, Jean Hoerni, Jack Kilby e Kurt Lehovec participam do desenvolvimento do CI - Circuito Integrado. Em 1960, a IBM lança o IBM/360, cuja série marcou uma nova tendência na construção de computadores com o uso de CI, ou pastilhas, que ficaram conhecidas como Chips. Esses chips incorporavam, numa única peça de dimensões reduzidas, várias dezenas de transistores já interligados, formando circuitos eletrônicos complexos.E Steven Hofstein, descobriu, em 1961, o transistor de efeito de campo, usado nos circuitos integrados MOS.No ano de 1965, a Digital Equipment introduz o PDP-8, o primeiro minicomputador comercial e com preço competitivo.







5.Computadores de Quarta Geração

Na década de 80, foi criado o IC LSI - Integratede Circuit Large Scale Integration, ou seja, "Circuito Integrado em Larga Escala de Integração", onde foram desenvolvidas técnicas para se aumentar cada vez mais o número de componentes no mesmo circuito integrado. Alguns tipos de IC LSI incorporavam até 300.000 componentes em uma única pastilha.Finalmente, em 1981, a IBM resolve entrar no mercado de microcomputadores com o IBM-PC.









6.Computadores de Quinta Geração

Os computadores de Quinta Geração têm como característica o uso de IC VLSI - Integrated Circuit Very Large Scale Integration, ou seja, "Circuitos Integrados em uma Escala Muito Maior de Integração".Os "chips" vêm diminuito tanto de tamanho, fazendo com que seja possível a criação de computadores cada vez menores, como é o caso da microminiaturização do microprocessador F-100, que mede somente 0,6 cm quadrados e é pequeno o suficiente para passar pelo buraco de uma agulha!










7.Evolução dos Microcomputadores PC

O IBM PC, ou Personal Computer (Computador Pessoal), surgiu em 1981 e se tornou um padrão de microcomputador, o qual passou a ter uma evolução muito rápida, e difícil de se acompanhar... pois ao adquirimos um modelo que consideramos de último tipo, verificamos que já despontou no mercado um outro mais novo, mais moderno e poderoso.












8.A Evolução dos Sistemas Operacionais

O Sistema Operacional é um conjunto de programas que permitem a criação e manutenção de arquivos, execução de programas e utilização de periféricos tais como: teclado, vídeo, unidades de disquete, impressora. O Sistema Operacional serve também de intermediador entre os aplicativos e o computador, pois é ele que coloca os programas na memória para que sejam executados.


Windows – 95











Mac OS – 84









Linux – 91








8ªpergunta

Define:

a)Software de aplicação-São todos o programas de computador que possibilitam a realização de variadas tarefas (em relação a diversa áreas) por parte do utilizador.
b)Periférico de entrada-Enviam informação para o computador (teclado, mouse, joystick, digitalizador);
c)Software de sistema-Software de sistema que incluiu o firmware (O BIOS dos computadores pessoais, por exemplo), drivers de dispositivos, o sistema operacional e tipicamente uma interface gráfica que, em conjunto, permitem ao usuário interagir com o computador e seus periféricos.
d)Unidade central de processamento-A CPU ou UCP (Unidade Central de Processamento), também chamada de processador ou microprocessador, é o "cérebro" do computador. É no processador que são feitos os cálculos lógicos e aritméticos e o controlo de toda a máquina. Pode-se mesmo afirmar que o computador é a CPU, o resto são periféricos.
A CPU é um circuito integrado (chip) de vital importância para o computador. Dentro do processador existem milhões de transístores.
e)Periférico de saída- São todos os dispositivos de saída conectados externamente à placa-mãe do computador.

6ª pergunta

6. Quais as duas palavras que dão origem à palavra informática

As duas palvras são informação e automática

5ª pergunta

5. Qual a origem da palavra computador

A palavra tem origem latina na palavra computare que significa contar, calcular, avaliar. O computador é uma máquina que gere o excesso de informação de forma automática.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

4ªpergunta

Define:
a)Informática:

A palavra informática provêm da junção das palavras infgormação e automárica e significa tratamento ou processamento da informação, utilizando meios autométicos, nomeadamente o computador.
Fonte:Planetas das tic 9º A







b) Computador
Denomina-se computador uma máquina capaz de variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados.











c)Burótica

A burótica, e mais particularmente os computadores, entraram de rompante nas nossas vidas, e é muito difícil seu uso, se este se pautar por níveis de grande exigência. Processamento de texto, poder de cálculo, modelização de fenómenos complexos são, entre outros, serviços prestados pelos computadores que, dificilmente, poderíamos prescindir. Muito do que usufruímos devem-se aos computadores que nos permitem gerir, seleccionar centenas e milhões de dados.









d)Telemática

Telemática é o conjunto de tecnologias da agricultura e da pescaria resultante da junção entre os recursos das telecomunicações (telefonia, satélite, cabo, fibras ópticas etc.) e da informática (computadores, periféricos, softwares e sistemas de redes), que possibilitou o processamento, a compressão, o armazenamento e a comunicação de grandes quantidades de dados (nos formatos texto, imagem e som), em curto prazo de tempo, entre usuários localizados em qualquer ponto do Planeta








e)Dumotica
Domótica é uma tecnologia recente que permite a gestão de todos os recursos habitacionais. O termo “Domótica” resulta da junção da palavra latina “Domus” (casa) com “Robótica” (controlo automatizado de algo). É este último elemento que rentabiliza o sistema, simplificando a vida diária das pessoas, satisfazendo as suas necessidades de comunicação, de conforto e segurança.












f)Biometria

Em poucas palavras, Biometria (do grego Bios = vida, metron = medida) é o uso de características biológicas em mecanismos de identificação. Entre essas características tem-se a íris (parte colorida do olho), a retina (membrana interna do globo ocular), a impressão digital, a voz, o formato do rosto e a geometria da mão. Há ainda algumas características físicas que poderão ser usadas no futuro, como DNA (Deoxyribonucleic Acid) e odores do corpo.












g)Controlo e automação

Engenharia de controle e automação PB ou Engenharia de controlo e automaçãoPE, é a área dentro da engenharia voltada ao controle de processos industriais utilizando-se para isso de elementos sensores, elementos atuadores, sistemas de controle, Sistemas de Supervisão e Aquisição de Dados e outros métodos que utilizem os recursos da eletrônica, da mecânica e da informática.







2ª pergunta

2. Diferença entre dados e informação (4 exemplos para cada um deles)

Os dados referem-se a uma recolha de informação normalmente o resultado da experiência ou observação de outras informações dentro de um sistema de computador e a informação é o resultado do processamento, manipulação e organização de dados de tal forma que represente uma modificação (quantitativa ou qualitativa) no conhecimento do sistema (pessoa, animal ou máquina) que a recebe.

1ª pergunta

1. Define:
a) Ciência-A Ciência é o conhecimento ou um sistema de conhecimentos que abarca verdades gerais ou a operação de leis gerais especialmente obtidas e testadas através do método científico. O conhecimento científico depende muito da lógica.
b) Técnica-Técnica é o procedimento ou o conjunto de procedimentos que têm como objetivo obter um determinado resultado, seja no campo da ciência, da tecnologia, das artes ou em outra atividade.
c)Tecnologia-A tecnologia é, de uma forma geral, o encontro entre ciência e engenharia. Sendo um termo que inclui desde as ferramentas e processos simples, tais como uma colher de madeira e a fermentação da uva, até as ferramentas e processos mais complexos já criados pelo ser humano, tal como a Estação Espacial Internacional e a dessalinização da água do mar.

Rock

Motherboard




1-Chip de som
2-Ligações de entrada e saída
2a-COM1 e COM2
2b-USB -> Universal Serial Bus
2c-PS/2 ->
2d-LTP1
3-slots de extensão PCI
4-slot AGP -> Accelerated Graphics Port (Porta gráfica acelarada )
5-Receptor de energia para a palca mãe
6-Encaixe do processador
7-Chip de controlo
8-Chip de controlo
9-Receptor de energia para o dissipador
10-Encaixes para a memória Ram
11-BIOS -> Basic Input/Output System (Sistema Básico de Entrada/Saída)
12-bateria CMOS
13-Jumpers
14-Ligações IDE ou conectores IDE, que servem para ligar:_________
15-Ligações dos led's da caixa

Bem-vindo ao meu blog!!

Neste blog vai aparecer informações sobre mim, mas principalmente sobre informática. Gosto de jogar paintball, basketeball, pesca submarina, etc.